Foi protocolado na tarde da última terça-feira (19/03) pelo senador Alessandro Vieira (PPS), com 29 assinaturas, o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar questões procedimentais do trabalho de ministros dos tribunais superiores, apelidada de CPI da Lava Toga.
É a segunda tentativa em emplacar a comissão no Senado. Na primeira tentativa, congressistas acabaram recuando e retirando assinaturas. Desta vez, duas a mais que o necessário foram coletadas. Da bancada do Piauí, apenas do senador Elmano Férrer (Podemos) assinou o documento.
No requerimento, é mencionada a necessidade de apurar fatos como casos de juízes atuando em processos para os quais deveriam se declarar suspeitos ou impedidos; exercendo atividade comercial simultânea à atuação na magistratura; recebendo dinheiro por palestras para escritórios de advocacia; revertendo liminares em “tempo recorde”; incorrendo em “uso abusivo” de pedidos de vista; e até recebendo propina, entre outras atividades consideradas contestáveis.
fonte: 180 Graus