A presença de animais soltos nas BRs e ruas de Picos sempre foi motivo de transtorno, tanto aos pedestres quanto aos motoristas que temem algum acidente. O coordenador de apreensão de animais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (Semam), Erismar Santiago, conta que o trabalho de apreensão vai continuar na zona rural e urbana do município.

“O nosso trabalho não para, ele é diariamente e estamos circulando com o caminhão pelas áreas que a gente costuma ter uma incidência maior de animais soltos, estamos na ativa”, disse.

O coordenador explica que esses animais não são apreendidos em três momentos, quando estão sobre a guarda de um vaqueiro, preso dentro de um curral ou amarrados, fora dessa circunstância os animais são apreendidos.

Erismar conta que nos meses de janeiro e fevereiro o número de apreensão de animais diminuiu. “Por incrível que pareça, deu uma queda boa, graças a Deus. Acho que os proprietários de animais estão se conscientizando do perigo que é esses animais soltos e estão, de certa forma, colaborando com a secretaria, mantendo seus animais presos”, falou.

Ele contou ainda que a parceria com a PRF continuará e que a partir do mês de abril vão atuar juntos.

Confira a entrevista

Erismar Santiago