Na contramão da crise
Até parece brincadeira, mas a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos está na contramão da crise econômica. Enquanto outros poderes estão fazendo de tudo para conter despesas, o presidente Hugo Victor (MDB) marcou para esta sexta-feira (25) duas sessões extraordinárias para analisar e votar matérias de interesse da Mesa. As matérias, se aprovadas, aumentarão consideravelmente as despesas da casa com os reajustes dos salários de alguns ocupantes da Mesa Diretora e a criação de mais 20 cargos de assessores administrativos e parlamentares, fora o reajuste de salários de ambos.

Nunca antes…
A frase “nunca antes na história deste país”, imortalizada pelo ex-presidente Lula, foi adotada no Partido dos Trabalhadores de Picos: Nunca antes na história do PT picoense a sigla teve o anúncio de uma candidatura majoritária sem uma ampla e criteriosa discussão interna. Mesmo faltando quase dois anos para a eleição, o prefeito Walmir Lima já lançou a pré-candidatura da secretária do Meio Ambiente Maria Santana para comandar o Palácio Coelho Rodrigues.

Padre Walmir e Maria Santana – Foto: Reprodução/Facebook

Outros tempos
Segundo uma fonte com livre trânsito no meio petista, os dirigentes da sigla tomaram conhecimento da pré-candidatura através da imprensa. Ainda de acordo com essa mesma fonte, há dentro do reduto petista quem desconfie de que candidatura seria por outra legenda. Será?

Pesque e pague
Após a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos, alguns integrantes do PTB picoense andam sumidos. Um seguidor do grupo comparou a disputa pela Mesa a uma pescaria, pois, segundo ele, a diferença é que no pesque e pague havia uma espécie de peixe que tem como características ser briguento, voraz, traiçoeiro e cujo nome começa com a letra “T”. Que peixe seria esse?

Não foi bem assim
Pessoas próximas ao ex-coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal de Picos, José Neto Monteiro, contestam as afirmações repassadas por aliados da gestão petista de que o motivo de sua exoneração tenha sido falta de habilidade para gerenciar conflitos. Estes garantem que Monteiro é muito eficiente e que se lhe derem um limão, ele faz uma limonada. Segundo os defensores do ex-coordenador, o motivo de sua saída é que queriam que ele fizesse uma omelete, mas não lhe forneciam os ovos.

José Neto Monteiro – Foto: Fabrícia Rivas

Rumo a Brasília
Lideranças do Partido dos Trabalhadores e até de outras legendas da região de Picos que apoiaram a deputada federal Rejane Dias (PT) estão preocupados com a notícia de que a petista não irá mesmo reassumir a Secretaria de Estado da Educação. O motivo é que com a primeira dama no comando ficaria mais fácil o acesso às ações da pasta. Mas parece que a parlamentar se apaixonou pelo parlamento e por Brasília.

Rejane Dias é ex-secretária de Educação do Piauí

Disposto
O empresário Júnior Nobre, ao que tudo indica, está novamente com disposição de colocar seu nome para ser avaliado pelo eleitor picoense. Ele garante que vem mantendo contato constante com as lideranças que lhe acompanham politicamente. No pleito do ano passado, Nobre pediu votos para os deputados Georgiano Neto e Júlio Cesar, estadual e federal, respectivamente. Nobre disse que ambos se comprometeram em defender os interesses do município picoense e certamente contará com o apoio dos dois na disputa de 2020.

Júnior Nobre – Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Homem do presidente
Com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial e o crescimento do partido a nível nacional, a tendência é que a legenda seja cobiçada do Oiapoque ao Chuí. Já precavido disso, o presidente do Diretório Municipal do PSL em Picos, vereador José de Arimatéia Luz, o “Maté”, já esteve reunido com o empresário Fabio Sérvio, que preside o partido no Piauí. O parlamentar preveniu os dirigentes da sigla de uma possível investida de outras forças políticas em comandar o PSL no município picoense, mas afirmou que apesar de ter recebido garantias do comandante da legenda, não está preocupado com quem queira ser o homem do presidente na capital do mel.