Especialistas alertam que as infecções por moscas aumentam em cerca de 40% com o período chuvoso. A médica Liégia Ribeiro explica que as doenças causadas por estes insetos podem ser bacterianas ou virais.
“As virais têm sintomas mais brandos e é uma doença que dura no máximo cinco dias. Já a doença bacteriana pode durar até 10 dias e os sintomas são mais intensos: febres mais altas, episódios de diarreias mais frequentes, acompanhado de dores no corpo, na cabeça, vômitos, o paciente pode ter quadro de desidratação”, explica a médica Liégia Ribeiro
Para evitar as indesejáveis viroses, a recomendação é lavar bem as mãos, usar água potável na manipulação dos alimentos, cobrir bem os alimentos.
“Todos esses cuidados diminuem drasticamente a doença. Como as crianças se desidratam mais rápido, a gente tem que ter o cuidado na hidratação, sempre hidratá-las de 2 em 2 horas e um ponto muito importante para as crianças é o uso do mosqueteiro. Os adultos também devem ter cuidado ao pegar nas mãos dos bebês porque eles colocam muito a mão na boca e podem se contaminar”, alerta a médica.
Cidade Verde