Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública revelam que quase 50% das mulheres assassinadas no Piauí neste ano foram vítimas de feminicídio. O número é alarmante e preocupa autoridades porque significa que pessoas do sexo feminino estão sendo mortas no Estado por questões de gênero, em razão do ódio à condição feminina.
Em 2018, 55 mulheres foram assassinadas no Piauí. 25 delas sofreram feminicídio, o que corresponde ao percentual de 45.5% do total de assassinatos. “Isso quer dizer que está comprovado que quase metade das mulheres mortas no Estado foram vítimas de feminicídio. Estão morrendo porque são mulheres. Esses dados no alerta sempre”, observa a subsecretária de Segurança Pública, Eugênia Villa.
A subsecretária conta que a maioria desses assassinatos foi praticada na casa das vítimas e cometida por companheiros, ex-namorados ou alguma pessoa com quem ela mantinha relações interpessoais. “E esse crime acontece mais durante à noite, no final de semana e com uso faca. Então são aspectos do crime que nos preocupa porque não é um crime que seja anunciado pela polícia”, comenta.
Dos 25 feminicídios registrados no Piauí em 2018, nove foram praticados em Teresina e 16 no interior. Chama atenção da subsecretária que não havia nenhuma medida protetiva para estas mulheres que foram assassinadas.
Fonte: Cidadeverde.com