Dados finais do Censo Escolar de 2018, divulgados pelo Ministério da Educação na última sexta-feira, 21 de dezembro, mostram que o Piauí entre a rede estadual e municipal alcançou a marca de 809.867 matrículas na educação básica (que inclui infantil, fundamental e EJA). No ensino fundamental há o maior número de alunos, incluindo os anos iniciais e finais são 398.698 piauienses estudando.
Além disso, o Censo Escolar aponta para 43.625 matrículas em creches, 74.727 em pré-escola, 113.254 matrículas no ensino médio e por fim, 179.563 no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Estado.
Segundo o Ministério, o levantamento anual detalha a quantidade de matrículas registradas em creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e são referentes à educação básica em estados, municípios e no Distrito Federal. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O Censo Escolar é feito anualmente. Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo sistema, que coleta as informações do Censo Escolar e gerencia os dados para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, bem como para a implementação de políticas públicas na área de educação.
CRESCIMENTO – O número de matrículas nas creches do Piauí subiu cerca de 10%, assim, o Estado se consolida neste recorte, já que recente relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação aponta que na faixa de 4 e 5 anos o Piauí é o líder do país no índice de crianças frequentando a escola ou creche.
Para se ter uma ideia, o índice de piauienses nessa idade que frequentam uma unidade de ensino é de 99,2%. O ano base é 2016, nisso, desde o início da série histórica, a elevação proporcional no Estado foi de 18,4%, haja vista que em 2004 o número da população de 4 e 5 anos que frequentava a escola era de 80,8%.
O diagnóstico foi produzido pelos pesquisadores da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), responsável pela produção de estudos para subsidiar o monitoramento do PNE. O documento resulta de um processo de discussão, construção e aprimoramento de indicadores, que buscou incorporar as perspectivas qualificadas de técnicos, especialistas, gestores, educadores e representantes de entidades governamentais e não governamentais que atuam na área educacional e estão envolvidos no monitoramento do PNE.
Fonte: Meio Norte