Início Destaque Parque de energia solar de Picos será construído no antigo lixão da...

Parque de energia solar de Picos será construído no antigo lixão da Altamira

O projeto de construção de um parque de energia solar em Picos já está sendo elaborado. O investimento será de R$: 20 milhões de reais para a usina, que abastecerá a rede responsável pela iluminação pública da cidade.

O coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Rômulo Costa, fala que atualmente a prefeitura paga mais de 380 mil de iluminação pública e que a energia produzida pelo parque daria a autossuficiência para a prefeitura, gerando uma economia de até 50% desse valor ao município.

Coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Rômulo Costa (Foto: Daniela Meneses)

O espaço para sediar a usina está sendo projetado para ser no antigo lixão da Altamira. Serão instaladas 23 mil placas solares fotovoltaicas e a produção deve chegar a 650 mil quilowatts de energia por mês. O investimento será, em parte do recurso do Fundo de Iluminação Pública do município e via empréstimos.

Rômulo Costa disse também que há a perspectiva de reverter essa economia na conta de luz para a população, através da redução de taxas.

“Em poucos meses, que o investimento começar a retornar, com certeza vai ser diminuída a taxa de iluminação pública mais uma vez, a gente já diminuiu no início deste ano e vamos reduzir ainda mais, porque não vai ter necessidade do pagamento dessa fatura de 380 mil reais para a Eletrobras, o município vai ser autossuficiente. Ao invés da gente pagar 380 mil, a gente vai ter que pagar só a manutenção da usina, que é muito pouco e pagar as equipes somente para reposição de lâmpadas”, afirmou.

O coordenador disse ainda que se não houver alterações no cronograma, a usina deve ser inaugurada no próximo aniversário de Picos.

CONFIRA A ENTREVISTA COM RÔMULO COSTA