Tradicional importador de hortaliças, frutos e legumes dos Estados de Pernambuco e Bahia, o Piauí virou o jogo. Agora, são os agricultores do Piauí que estão exportando hortaliças, legumes e frutas para os Estados de Pernambuco e Bahia.

A produção de hortaliças e frutas está mudando a economia do município de Conceição do Canindé, no semiarido Piauiense.

Os produtores estão exportando grande parte da produção para os Estados da Bahia e Pernambuco.

O produtor José de Carvalho Reis está muito animado com a produção de tomate e está ampliando a área já que os mercados dos Estados do Piauí, Bahia e Pernambuco são promissores. O produtor está conseguindo vender a caixa de tomate de 30 quilos por R$ 50, o que faz a produção irrigada ampliar o faturamento. O sistema irrigado funciona na localidade Pedrinhas, ao lado da barragem Pedra Redonda.

Na região há um produtor que está investindo na produção de melão. Ele estima que deverá colher umas 70 toneladas da fruta na colheita que começa na próxima semana.

O subsecretário de Agricultura de Conceição do Canindé, Valci Pereira de Sousa, disse que o município vem se destacando na produção de hortigranjeiros e no escoamento doa produtos para outras regiões.

“Conceição do Canindé se destaca na produção de tomate, pimentão, frutas e na criação de peixes em cativeiro. Com isso, a gente tem hoje uma importante geração de empregos e de renda, além da circulação de mais dinheiro no comércio. Os produtores estão de parabéns e só temos o que agradecer”, falou Valci Pereira de Sousa.

Foram plantados no dia 2 de setembro 2 hectares de tomate irrigado.

“Vamos colher umas 50 toneladas. A gente leva parte da produção para Juazeiro, na Bahia, e para Teresina”, falou o produtor José de Carvalho Reis.

Meio Norte