Os pesquisadores dizem que não descansar o suficiente pode dificultar tarefas simples e levar à frustração. Uma pesquisa recente da Universidade do Estado de Iowa revela que as pessoas que perdem apenas algumas horas de sono durante a noite são mais irritadas e menos capazes de se adaptar a situações frustrantes do que as pessoas que ficam em repouso adequado.

Após as duas noites do estudo do sono, os participantes foram convidados a ir a um laboratório, onde tiveram que realizar análises de produtos enquanto ouviam um dos dois tipos de ruído. Durante a revisão, os pesquisadores manipularam os sons de ruído para torná-los mais irritantes. Quando o barulho era mais desagradável, os sentimentos de raiva eram mais altos.

Em curto prazo, a perda de sono pode aumentar as emoções negativas, como ansiedade, inquietação e tristeza. Também pode diminuir emoções positivas, amortecendo sentimentos de felicidade, entusiasmo ou alegria. A má qualidade do sono também pode prejudicar a capacidade de resposta do seu corpo à insulina, o que pode levar ao aumento do apetite e da obesidade.

Com o tempo, o estresse elevado causado por menos sono afeta ainda mais o humor. Portanto, a depressão em longo prazo pode ser um problema O estresse elevado causa liberação de cortisol, e isso, por sua vez, afeta o corpo por meio de pressão alta e declínio cognitivo.

Estadão Conteúdo