Início Destaque Secretário da STTRAM diz que Igreja Matriz é patrimônio cultural e estacionamento...

Secretário da STTRAM diz que Igreja Matriz é patrimônio cultural e estacionamento é protegido por projeto de lei

Vereadores picoenses cobraram a liberação do estacionamento nas proximidades da Igreja Matriz de Picos, entretanto, o requerimento não teve andamento, pois segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos (STTRAM), Edilberto Cirilo, até o momento a pasta não recebeu nenhuma petição acerca da proposta votada pela Câmara Municipal de Picos.

A proposta, idealizada pelo vereador Renato Ibiapino (PRP), foi votada por unanimidade na sessão do dia 22 de novembro pelos parlamentares.  A justificativa do vereador seria de que a proibição prejudica os fiéis por não poderem estacionar seus veículos no entorno da catedral.

Edilberto Cirilo afirmou que há um projeto de lei que garante o fechamento da Rua Padre Madeira e a proibição de utilizar o local como estacionamento por ser um espaço considerado patrimônio cultural, mas que avaliaria o pedido após receber o documento.

“Nós não recebemos ainda, na verdade eles votaram lá, mas não encaminharam nada ainda para a secretaria, então nós precisamos receber para ver o teor, mas desde já eu lhe digo que foi votado um projeto de lei mandando fechar a Rua Padre Madeira e proibindo o estacionamento, já que ali é um patrimônio cultural aqui da cidade. Estou esperando chegar para ver o teor do que foi votado e se tiver alguma coisa em confronto, voltar e sentar com a Câmara para tomar uma posição a respeito da área, mas não tenho nenhuma dificuldade em cumprir nenhuma votação que é feita pela Câmara Municipal”, destacou.

O secretário disse que qualquer medida deve ser minuciosamente analisada e que caminhões, por exemplo, jamais seriam liberados para estacionarem no local. Ele disse também que em uma prévia conversa com o bispo Dom Plínio e com o Padre Francisco, os religiosos defenderam a restrição de veículos no local.

O gestor da STTRAM colocou ainda que está sendo estudada a liberação para veículos estacionarem no espaço em horários específicos para beneficiar os frequentadores da Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

“A ideia é abrir um horário de estacionamento das 16 horas até as 07 da manhã, de segunda a sexta; e no sábado e domingo, liberado normal, que são horários que realmente têm missa. Então ali não é um estacionamento qualquer para estacionar qualquer coisa que chega, ali é uma área que deve ser reservada exatamente para esses horários de missa”, finalizou o secretário de Trânsito.

CONFIRA A ENTREVISTA COM EDILBERTO CIRILO