Início Destaque Danos causados pela chuva desta terça (04) começam a ser reparados

Danos causados pela chuva desta terça (04) começam a ser reparados

Uma força tarefa foi montada nesta terça-feira (04) com equipes da Prefeitura de Picos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e voluntários com a finalidade de reparar os prejuízos causados pela chuva de ontem (04) e ainda auxiliar moradores que estavam em situação de risco. O grupo realizou também limpeza em alguns pontos da cidade que estavam intrafegáveis por conta da lama.

O comandante do Corpo e Bombeiros de Picos, o tenente Hamilton Lemos, fala que os resultados do mutirão foram satisfatórios e que as ocorrências mais comuns eram de alagamentos e deslizamentos de encostas de morro. Ele conta ainda que uma nova vistoria será feita nesta quarta-feira (05), principalmente nos pontos mais críticos da cidade e as equipes de ajuda continuam no trabalho voluntário.

“Ontem, além de atuar para retirar pessoas de locais improváveis, nós atuamos na questão da prevenção, então visitamos várias comunidades, observamos os pontos críticos de possíveis deslizamentos de terra e os pontos de alagamentos, ficamos a noite inteira de prontidão e prevenção em relação a esses locais. Diminuiu bastante a água, o risco diminuiu. Agora é fazer uma nova vistoria do que fizemos ontem, ver os pontos que se agravaram e se amenizaram para poder dar continuidade ao nosso trabalho”, informou.

(Imagem: Prefeitura de Picos)

O tenente Hamilton alertou as pessoas que ainda estão em situação de risco, que procurem casas de parentes para se abrigarem, quem não dispõe de um local para se refugiar, pode ficar em prédios públicos cedidos pela prefeitura, que são as escolas Padre Madeira, Creche Doroteia e Tia Celeste.

O prefeito de Picos, José Walmir Lima, destacou que as ações são voltadas para a contenção de muros que têm risco de queda, desobstrução em galerias, limpeza de ruas e casas que foram tomadas pela lama e apoio às famílias em situação de risco. Será feito também um levantamento do que ainda pode ser feito.

Prefeito de Picos, Walmir Lima (Foto: Daniela Meneses)

“Para hoje, na reunião novamente com esses mesmos representantes, passamos o relatório do que foi feito ontem, vão continuar com as visitas hoje e vão a outros bairros que não fizeram ainda, como o Parque de Exposição, Morada do Sol, Paroquial, AABB, DNER, e ver como é que ficou a situação, vamos ficar com uma equipe de prontidão do Corpo de Bombeiros e bombeiros civis”, disse.

Reunião realizada nesta manhã (05) sobre levantamento das ações (Foto: Daniela Meneses)

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Breno Pacheco, já estão sendo feitas vistorias nas principais áreas de risco da cidade.  Segundo ele, dez bairros estão entre as áreas mais afetadas. “Foi vistoriado até agora a Aerolândia, bairro Paroquial, bairro São José, em questão de área de risco. E alagamentos, tem o bairro DNER e Junco. E para vistoriar, tem o bairro Parque de Exposição, Residencial Lousinho Monteiro, Canto da Várzea e toda a periferia do rio”.

Breno Pacheco assumiu a Coordenadoria de Defesa Civil ontem (04). (Foto: Daniela Meneses)

Em situação de emergência, equipes do Corpo de Bombeiros estão de prontidão e podem ser solicitados através do telefone 193. Além dos 20 efetivos da corporação de Picos, há ainda 60 bombeiros civis auxiliando nos trabalhos.

Voluntários auxiliam no trabalho de limpeza (Foto: Prefeitura de Picos)

CONFIRA AS ENTREVISTAS:
HAMILTON LEMOS

WALMIR LIMA

BRENO PACHECO