A mandioca é um vegetal que é um tubérculo similar às batatas muito consumida em várias dietas em todo o mundo. É uma boa fonte de nutrientes, mas as pessoas devem evitar comê-la crua, pois ela contém cianeto, que é tóxico, por isso é vital prepará-la corretamente.
Ela é uma fonte rica e acessível de carboidratos, além de conter vitamina C, tiamina, riboflavina e niacina. Suas folhas, que também são comestíveis podem conter até 25% de proteína. Os cientistas podem, eventualmente, substituir o xarope de milho rico em frutose pelo amido de mandioca.
Além disso, eles também esperam que ela possa ser uma fonte do álcool que os fabricantes usam para fazer poliestireno, PVC e outros produtos industriais.
Ela é uma fonte de amido resistente, o qual ajuda a nutrir as bactérias benéficas do intestino ajudando com a saúde intestinal. Os amidos resistentes permanecem relativamente inalterados à medida que passam pelo trato digestivo o que pode contribuir para a saciedade e melhor funcionamento intestinal.
Devido ao seu teor de cianeto, as pessoas devem cozinhá-la com muito cuidado. Os produtos de mandioca processados, como a tapioca e a farinha de mandioca, são seguros para o consumo sem necessidade de cozimento.
Estadão Conteúdo