O último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (11), e para o segundo dia, o candidato exige habilidade para as áreas de matemática e ciências da natureza. Este ano a prova terá 30 minutos a mais, num total de cinco horas de prova o que exige habilidades para driblar o cansaço. Veja as dicas para o exame.

No domingo os candidatos enfrentam a última etapa de avaliações, pondo à prova questões de matemática, física, química e biologia. As provas começam às 13h30, pelo horário de Brasília. No Piauí o exame ocorrem no horário de verão, portanto uma hora antes, às 12h30. É importante que o candidato lembre que o local de prova que consta no cartão de inscrição é o mesmo para o segundo dia de prova.

No dia da prova

Cada prova objetiva tem 45 questões. São, portanto, 180 questões de múltipla escolha no total. Para que o candidato não perca tempo, dica é começar pelas questões fáceis, a estratégia é importante por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o sistema estatístico de correção do Enem que avalia as respostas.

No dia da prova é necessário levar caneta estereográfico tinta preta fabricada em material transparente e um documento oficial com foto. Não é permitida a entrada de candidatos com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas.

Resultado

Os gabaritos serão divulgados até o dia 14 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2019, e só em março, o espelho das redações.

Sisu

O Enem se tornou o principal acesso ao ensino superior do Brasil. A maioria das universidades públicas abandonou o tradicional vestibular e utiliza as notas do Enem. O que é bom saber, é que o resultado do exame além de ser usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), também é válido para pleitear uma vaga em 35 instituições d ensino em Portugal. Mas há outras universidades na França, Irlanda, Reino Unido e Canadá.

O Ministério da Educação também aproveita o desempenho dos candidatos do Enem para bolsas de estudos através do Progamia Universidade para Todos (Prouni) e do Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Meio Norte