Nesta segunda-feira (15) o Grande Jornal noticiou várias denúncias de moradores do bairro Parque de Exposição acerca do saneamento básico. Segundo os moradores, as caixas de esgoto estão “estourando”, causando inúmeros transtornos à população do bairro.
A obra de saneamento básico foi realizada pela Construtora Multipla Engenharia, que teria gasto mais de 10 milhões em sua execução. O serviço foi iniciado em 2015 e desde então, tem apresentado inúmeros problemas aos que residem no bairro.
Segundo o aposentado Agnaldo Josino dos Santos, que reside na rua Francisco Matias, o local é um dos mais afetados.
Para a moradora Mariana Sá é muito difícil conviver com tanta sujeira, ela fala ainda que o problema é recorrente no bairro Parque de Exposição.
A dona de casa Maria Sousa declara que as crianças são as mais prejudicadas por ficarem expostas ao mau cheiro e lama na rua.
A senhora Rosângela Sousa definiu como humilhante a situação que os moradores enfrentam. Ela acrescenta ainda que com a chegada do período chuvoso, a situação tende a se agravar.
O líder comunitário Luís Nogueira destacou que os moradores estão pagando a taxa de saneamento básico sem estarem sendo beneficiados com o serviço.
O OUTRO LADO
A nossa equipe procurou o gerente regional da Agespisa de Picos, Sérgio Alves, que afirmou que o cano que daria passagem ao esgoto está totalmente obstruído, impedindo a passagem de qualquer detrito. Ele disse que a obra, executada pela Multipla Engenharia, ainda está na garantia, que é de cinco anos, portanto, a Agespisa não pode fazer o reparo no local, porque é de responsabilidade da empresa fazer qualquer tipo de restauração dentro do intervalo de cinco anos, contados a partir de sua conclusão.
Sérgio disse também que a Prefeitura de Picos deve acionar a justiça para obrigar a Multipla a fazer a restruturação do esgoto na Exposição.
(Imagens: Naldo Pereira)
CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS:
AGNALDO JOSINO DOS SANTOS-
MARIANA SÁ-
MARIA SOUSA-
ROSÂNGELA SOUSA-
LUÍS NOGUEIRA-
SÉRGIO ALVES-
Apuração: Assis Santos e Daniela Meneses