A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, reforçou em entrevista ao Grande Picos a importância da vacinação contra o HPV.  Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, segundo maior causa de morte de mulheres por câncer no país, depois do câncer de mama. A vacina também é indicada para homens, pois previne contra o câncer de pênis e verrugas genitais.

“O adolescente do sexo masculino ou do sexo feminino que ainda não tomou a primeira dose da vacina eles podem estar procurando as Unidades Básicas de Saúde do município para estarem se prevenindo contra o HPV, que é um tipo de vírus que pode acometer tanto homens quando mulheres”, disse.

De acordo com a coordenadora, os públicos prioritários são adolescentes do sexo feminino de 9 até 14 anos e meninos de 11 até 14 anos. Lembrando que para a eficácia da vacinação é necessário que os adolescentes tomem duas doses. Toma a primeira e com seis meses toma a segunda dose.

“É uma vacina que tem uma eficácia muito boa, protege cerca de 98,8%, não é 100%, mas é muito acima da média, então quem ainda não se vacinou, quem está chegando na faixa etária ou que já está na faixa etária para receber a vacina pode estar procurando a nossa unidade básica de saúde”, contou.

Para se vacinar o adolescente necessita levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

VALDIVÂNIA PACHECO