A Operação Carro Pipa está suspensa há três meses, deixando famílias das localidades de Costaneira, Serra do Tanque, Mocambo, Chapada do Fio e Serra dos Pereiras sem abastecimento hídrico. A previsão é que o fornecimento de água só seja feito a partir de setembro.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, o retorno da operação na cidade de Picos está dependo somente da autorização do Ministério da Integração.
“Os documentos que eles pediram já enviamos o último, foi na semana passada, já olhamos e está em análise. Eu acredito que até o dia 15 de setembro essa análise termine”, disse.
Oliveiro explica que a população dessa área não está sendo assistida como deveria ser, pois no momento, a prefeitura só possui um carro do PAC 2, que está disponível para atender as localidades com maior demanda.
O carro PAC 2 tem capacidade de 14 mil litros de água e em uma única viagem abastece quatro famílias. Atualmente, famílias que residem nas localidades Carnaíbas I e II, foi suspenso o carro pipa, pois o 3°Bec cavou três poços com água própria para consumo humano para abastecer essas famílias, faltando somente a energia elétrica para o abastecimento para essas localidades.
A previsão é que o fornecimento de água só seja feito a partir de setembro, já que o Ministério da Integração negou o pedido de restabelecimento da operação.
CONFIRA O ÁUDIO DE OLIVEIRO LUZ-