A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar, na tarde de hoje (29), atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento acontece a partir das 15 horas na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri, localizada no bairro São José.
A coordenadora do Controle do Tabagismo em Picos, Micherlla Brito, fala da importância de desenvolver ações para esse problema de saúde pública. “O objetivo desta ação é tentar orientar a população contra os malefícios que o cigarro traz para a saúde”, relatou.
Segundo Micherlla Brito, o processo para que o paciente pare de fumar leva um certo tempo, e mesmo que o paciente tome a medicação corretamente, é a determinação dele que realmente contribui para o resultado.
A coordenadora destaca qual público alvo deve participar do evento. “Fumantes, pessoas que têm hipertensão, diabetes e que sofrem desse malefício há mais de 20,30 a 40 anos […]. Nós temos também jovens entre 22 e 18 anos, já tivemos, mas nosso maior público é de pessoas acima de 30 anos até mais de 60 anos”.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o tabagismo ainda é a principal causa de morte evitável do planeta, considerada um problema sério para a saúde pública.
Segundo a OMS, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrer do fumo, e esses são dados considerados alarmantes.
Em Picos, 36 unidades atendem pessoas com problemas relacionados ao tabagismo.
CONFIRA O ÁUDIO DA ENTREVISTA COM MICHERLLA BRITO-
Texto: Rita Rildânia