Início Destaque Geminiano: Câmara segue perecer do TCE e reprova contas dos ex-prefeitos Tony...

Geminiano: Câmara segue perecer do TCE e reprova contas dos ex-prefeitos Tony Borges e Jader Borges

Em sessão realizada nesta quarta-feira (22), a maioria dos vereadores com acento na Câmara Municipal de Geminiano, seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e decidiu por reprovar as prestações de contas dos ex-prefeitos Antonio Borges Neto (Tony Borges) e Jânio Jader Borges.

A prestação de contas do exercício de 2011 do ex-prefeito Tony Borges foi reprovada com seis votos favoráveis ao entendimento do tribunal e três abstenções.

Já as contas referentes a 2012, último ano de mandato do ex-prefeito Tony Borges, foram aprovadas com ressalvas, como havia decido o tribunal. Nessa votação, dois parlamentares do grupo do ex-prefeito votaram contrário aos demais colegas e um se absteve. Os seis vereadores, mesmo pertencendo a grupo oposto, mantiveram o mesmo entendimento do TEC e aprovaram com ressalvas as contas.

Já a prestação de contas do primeiro ano de gestão do ex-prefeito Jânio Jader de Sousa Borges (PSD), que haviam sido reprovadas, teve o resultado mantido pelos parlamentares. De acordo com o presidente do legislativo, Francisco Antão Florentino (Progressistas), os balancetes chegaram na casa nos primeiros dias do mês em curso e foram encaminhados para a comissão de fiscalização, que é composta pelos vereadores Milton Vieira (Progressista), Edison Francisco de Brito (PTB) e Maria Vanusa de Moura (MDB), eles foram os responsáveis por analisar a documentação.

Os ex-gestores tiveram o prazo de dez dias para se manifestarem em relação ao parecer do órgão de controle externo, mas nenhum deles encaminhou qualquer tipo argumentação quanto a determinação do TCE.

Os vereadores Erismar Feitosa, Genilda Caminha e Maria Vanusa ainda pediram visto, mas a solicitação foi negada pelo presidente da casa legislativa. Segundo ele, todos os vereadores foram notificados e convocados para uma reunião onde o tema foi tratado, porém os integrantes da bancada de oposição não compareceram, e como a matéria já teria tramitado na comissão, não caberia mais pedido vista.

Nas três votações, os seis vereadores da bancada da situação Elísio João do Carmo “ Elizinho” (PTB), Francisco Edson (PTB), Maria das Graças “ Nem Nem de Azul” (MDB), Joaquim de Moura Gonçalves “Netinho” (MDB); Milton Vieira e Chico Antão, ambos do progressistas, fecharam a questão e votaram conforme o entendimento dos conselheiros do Tribunal de Contas.

MAIS FOTOS