Após circularem nas redes sociais texto e vídeo sobre a instalação de uma câmera no início da Avenida Getúlio Vargas que, supostamente, teria como finalidade flagrar infrações de trânsito e posteriormente multar condutores, o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edilberto Cirilo, falou sobre o assunto e esclareceu a verdadeira finalidade da captura de imagens que será feita no Centro de Picos.
Segundo o gestor, a câmera já estava montada na avenida há vários anos e o objetivo principal é monitorar a Zona Azul e os veículos nela estacionados. Ele disse que os registros não serão usados para multar condutores.
“Já existiam essas câmeras na realidade desde a época de Gil Paraibano, de Alan Kardec, foram eles que compraram essa câmera, ficou no início da Getúlio Vargas e não estava tendo utilidade. Nós temos hoje a Zona Azul, no Centro da cidade, todos os veículos estacionados dentro da Zona Azul são de responsabilidade da prefeitura, da secretaria. Então qual a finalidade das câmeras? É monitorar esses carros para dar uma proteção maior a esses veículos, não é intenção de multar, isso não existe”, garantiu.
Edilberto criticou ainda o conteúdo que foi divulgado através do Whats App com informações falsas sobre o equipamento. O gestor defendeu que as imagens podem até inibir ação de bandidos no Centro da cidade.
O secretário de Trânsito acrescentou também que existe um projeto para o município de instalar doze câmeras pelas principais ruas da cidade e que, caso a ação dê certo, a Polícia Militar deverá ficar responsável pelo monitoramento.
O texto que está circulando no comunicador social é o seguinte:
“No início da Avenida Getúlio Vargas, foi instalada hoje pela Virtex, a mando do Denit, uma câmera em HD que pega até a igreja da rua velha. O monitor é no Denit. XXXX disse q já está funcionando. Moto de sandália, três pessoas, sem capacete ZX entrando em contra mão, ultrapassar pela direita e etc…
Valor da multa 304,00 e quatro ponto na habilitação”
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM EDILBERTO CIRILO-