Início Destaque Amostragem: Lula tem 72,35% dos votos no Piauí

Amostragem: Lula tem 72,35% dos votos no Piauí

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 63,06% das intenções de voto estimuladas no Piauí. O segundo colocado é o candidato do PLS, o deputado federal Jair Bolsonaro, que tem 8,27%. Em seguida, vem o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 5,28% das intenções de voto estimuladas e; a candidata da Rede, Marina Silva, que tem 4,93%.

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, tem 2,81% das intenções de voto estimuladas; o candidato do Podemos, Álvaro Dias, tem 0,97%; a candidata do PSTU, Vera Lúcia, e o candidato do MDB, Henrique Meireles estão empatados no Piauí, com 0,44% cada; o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, tem 0,35%; o candidato do DC, José Maria Eymael, tem 0,26% e; os candidatos Cabo Daciolo (Patriota) e João Goulart Filho (PPL), estão empatados com 0,18%, cada.

Os eleitores que não sabem ou não opinam na escolha do candidato à Presidência no Piauí somam 6,07% e os que querem votar nulo ou em branco são 6,77%.

Os percentuais da disputa pela Presidência da República no Piauí foram levantados em pesquisa realizada, entre os dias 11 e 14 e agosto, pelo Instituto Amostragem, com 1.137 eleitores, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação.

A pesquisa do Instituto Amostragem foi feita 0em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE) – Baixo Parnaíba Piauiense (Esperantina, Barras, Piripiri e Joca Marques); Litoral Piauiense (Piracuruca, Luís Correia e Parnaíba); Teresina (Teresina, União e José de Freitas); Campo Maior (Sigefredo Pacheco, Capitão de Campos , Alto Longá e Campo Maior ); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, Amarante e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Baixa Grande do Ribeiro) , Bertonília (Landri Sales e Bertolínia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu e Dom Inocêncio; Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Picos, Oeiras, São José do Piauí e Geminiano); Pio IX (Francisco Santos e Pio IX) e; Alto Médio Canindé (Itainópolis, Simplício Mendes, Fronteiras, Isaías Coelho , Marcolândia, Paulistana , e São João do Piauí).

A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número BR-00545/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 13 de agosto de 2018.

Image title

Na espontânea, Lula tem 48,55% e Bolsonaro 6,95%

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 48,55% das intenções de voto espontâneas no Piauí, revela a pesquisa do Instituto Amostragem.
O presidente do Instituto Amostragem, estatístico João Batista Teles, explica que na pesquisa espontâneas, os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados. É uma manifestação espontânea do eleitor, sem qualquer estímulo.
Na pesquisa do Instituto Amostragem de intenções de voto espontâneas para a Presidência no Piauí, 30,26% dos eleitores não sabem, nem opinaram sobre a escolha do candidato a presidente e 6,77% dos eleitores querem votar nulo ou branco.
O candidato do PLS à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro, tem 6,95% das intenções de voto espontâneas. Em seguida, vem o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, que tem 2,46% e; a candidata da Rede, Marina Silva, que tem 2,29% das intenções de voto espontâneas.
O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, tem 1,58%; o candidato do Podemos, Álvaro Dias, tem 0,44%; o candidato do MDB a presidente, Henrique Meireles, tem 0,26% e; empatados com 0,09% das intenções de voto espontâneas no Piauí estão o candidato a presidente Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e João Goulart Filho (PPL).
Apesar de não serem candidatas à Presidência da República, 0,09% dos eleitores piauenses declararam, espontaneamente, querem votar na ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a deputada federal Manuela D´Ávila, do PC do B, que abriu mão de sua candidatura a presidente para ser candidata a vice-presidente na chapa do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para a Presidência da República, caso a Justiça Eleitoral não aceite a candidatura de Lula.

Image title

Votos válidos: Lula tem 72,35% e Ciro fica com 6,05%

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 72,35% dos votos válidos no Piauí. O segundo colocado é o candidato do PLS, o deputado federal Jair Bolsonaro, com 9,49% dos votos válidos. Em seguida, vem o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, em 6,05%  e; a candidata da Rede, Marina Silva, que tem 5,65%.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, tem 3,23%; o candidato do Podemos, Álvaro Dias, tem 1,11% dos votos válidos no Piauí; a candidata do PSTU, Vera Lúcia, e o candidato do MDB na disputa presidencial, Henrique Meireles também estão empatados no Piauí, com 0,5% dos votos válidos; o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, tem 0,4%; o candidato do DC à Presidência, José Maria Eymael, tem 0,3% e; os candidatos Cabo Daciolo (Patriota) e João Goulart Filho (PPL), estão empatados, cada, com 0,2% para a Presidência.
O presidente do Instituto Amostragem, estatístico João Batista Teles, afirma que os votos válidos excluem os eleitores indecisos e ou que querem votar em branco ou nulo.

Image title

49,6% pretendem votar em Haddad para Presidência

A pesquisa do Instituto Amostragem apurou que 49,6% dos eleitores do Piauí pretendem votar no ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para presidente da República.
Hoje, Fernando Haddad é o candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ainda será votada pelo tribunal.
Se Lula não for candidato a presidente, o candidato do PT para a Presidência será Fernando Haddad, que terá como candidata a vice-presidente a deputada federal gaúcha Manuela D’Ávila, do PC do B.
A pesquisa do Instituto Amostragem revela que 27,88% dos eleitores piauienses não pretendem votar em Fernando Haddad e 5,63% afirmaram que não votam em candidato do PT.
Na pesquisa, 16,89% dos entrevistados afirmaram que não sabem ou não querem opinar sobre a pretensão em votar em Fernando Haddad.

Image title

FICHA TÉCNICA

A pesquisa do Instituto Amostragem para Presidência no Piauí foi registrada com o número BR-00545/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 13 de agosto de 2018. A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%.

Meio Norte