A convocação de mesários para atuarem em Picos será feita a partir de amanhã (08). 826 pessoas serão convocadas para trabalhar durante a votação, destas, duas atuarão no Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno para integrarem a Mesa Receptora de Justificativa, que é para aquelas pessoas que estão distantes das suas zonas de votação possam justificar a ausência.

O chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges, explica que só é possível fazer a dispensa, aqueles que estão fora da zona de votação, não sendo possível, por exemplo, justificar na área urbana, quem vota em localidade rural da mesma cidade.

“É para as pessoas que estão fora da sua zona de origem. Nós teremos como proporcionar a essas pessoas que justifiquem o voto lá no terminal rodoviário. Essas pessoas devem ser de outra zona, não pode, por exemplo, você ser eleitor de um povoado daqui de Picos e estar no centro da cidade e querer justificar, não é aceito assim, o eleitor tem que ser de outra zona”, explicou.

Para fazer a dispensa do voto, o eleitor deve preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) e apresentá-lo ao mesário junto com um documento de identidade oficial com foto. Esse requerimento deve ser assinado apenas na presença do mesário.

CONVOCAÇÃO DE MESÁRIOS

Começa amanhã (08) a convocação das 826 pessoas que irão trabalhar como mesários durante as eleições deste ano em Picos. Luís Borges alerta para alguns critérios a serem seguidos pelos convocados. Segundo ele, o mesário não pode ter parentesco com nenhum candidato, militares também não podem fazer parte da mesa. Será feito ainda um treinamento com os convocados, mesmo que já tenham experiência em outras eleições.

CONFIRA A ENTREVISTA COM LUÍS BORGES-