O procurador geral do município, Maycon Luz, participou de uma entrevista no Grande Jornal desta terça-feira (24) e esclareceu alguns fatos sobre o possível afastamento do prefeito de Picos, José Walmir de Lima, por conta do seu estado de saúde.
Maycon disse que em Picos há uma Lei Orgânica do município que garante que o gestor municipal pode se afastar das suas atividades por até 15 dias sem a necessidade de ser substituído.
“Até 15 dias não é necessário ter nenhum tipo de licença, nenhum tipo de autorização da Câmara. Até 15 dias ele está apto a fazer seu tratamento e retornar para o município para assumir suas funções. Caso houvesse ou haja, eu não sei ainda, a necessidade de um período maior de repouso, aí nesse caso, nós faremos uma solicitação para a Câmara, para que a Câmara autorizasse essa licença médica pelo período estabelecido pelo médico, aí sim o vice assumiria”, explicou.
Maycon Luz afirmou que, diante da situação, o vice-prefeito Edison Carvalho e seu irmão Getúlio Carvalho, entraram em contato com ele, prestando solidariedade com o estado de saúde do prefeito e que o petebista teria falado que neste momento não vê a necessidade de afastar o Padre Walmir das suas atividades.
“O próprio vice-prefeito me falou para a gente não pensar nessa hipótese de tirar a licença do prefeito, isso foram as palavras do próprio vice-prefeito”, frisou Mayco Luz.
O procurador, que também é amigo pessoal do Padre Walmir, falou que o stress sofrido nas últimas semanas podem ter sido cruciais para desencadear o infarto sofrido pelo prefeito, já que ele é uma pessoa que constantemente pratica exercícios físicos e teria uma saúde, aparentemente, normal.
“É obvio que nós tivemos nesse último mês de julho muitas notícias negativas, a gente não pode fugir disso, como por exemplo, a gente não pode fugir da notícia da cassação, tivemos outras notícias também que acabaram impactando no emocional de qualquer um, no entanto ele não demonstrava, para mim ele sempre demonstrou serenidade, fé que tudo se resolveria”, contou.
Maycon disse também que não havia nenhum sinal de que o prefeito pudesse apresentar problemas de saúde, ele estaria aparentemente bem, mas já tinha reclamações recorrentes sobre sua pressão arterial. Ele afirmou que o Padre Walmir está bem, consciente e logo que passar o período de repouso, deverá sair da UTI.
“Ele está na UTI, mas está em repouso, a irmã dele, a Isabel, esteve com ele há pouco tempo, me mandou uma mensagem agora dizendo que ele está consciente. [Ela] conversou com ele e ele diz do que se lembra e o que não lembra, ele disse que sentiu muita dor e enfim, ele está consciente e está nesse repouso de 48 horas na UTI, que é o prazo para que a gente possa acompanhar a evolução da sua recuperação”, finalizou.
CONFIRA A ENTREVISTA COM MAYCON LUZ-