O perigo de reintrodução da polio no Brasil foi discutido na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne o Ministério da Saúde e representantes de estados e municípios

As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país. Em reunião com representantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. Vale destacar que a pólio é uma doença já erradicada no país.

O dado foi divulgado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

No Piauí, o município de Gilbués tem percentual de 5,88% de cobertura vacinal, quando a meta é de 95¨%.

Outros municípios piauienses também tiveram cobertura vacinal baixa, como a de Dirceu Arcoverde (13,10%), Morro Cabeça no Tempo (17,24%), Jerumenha (18,63%), Palmeirais (19,63%), Juazeiro do Piauí (28,17%), Ipiranga do Piauí (28,33%), Sebastião Barros (29,23%), Buriti dos Lopes (30,25%) e São Gonçalo do Piauí (34,21%).

Municípios de grande influência no Estado, por seu desenvolvimento ou elevado número de habitantes, também estão incluídos entre os com cobertura vacinal contra a pólio, como Esperantina (37,63%), São Raimundo Nonato (38,72%),  Pedro II (47,57%) e Canto do Buriti (46,83%).

Em nota, a Secretaria de Saúde do município de Gilbués negou que a cobertura vacinal seja de 5,38%. ”Ocorre que houve inconsistência no banco de dados da principal sala de vacina do município, que funciona na sede, onde a maioria dos registros são lançados diariamente e sem interrupção, pois a referida vacina sempre esteve à disposição de toda população de Gilbués”.

”Neste sentido foi realizada uma atualização e correção do banco de dados, ora, inconsistente, dependendo de um arquivo de atualização, para que as informações sejam corrigidas no banco de dados nacional. Sendo assim, as informações reais estarão disponíveis  na Secretaria Municipal de Saúde de Gilbués a partir do dia 5/7/ 2018.

Meio Norte