O Ministério Público do Estado (MP-PI) tem participação garantida no processo eleitoral deste ano e, com o apoio dos demais órgãos de fiscalização, irá focar o trabalho no combate á corrupção eleitoral, como, por exemplo, na apuração de denúncias de compra de votos e abuso do poder econômico por parte dos candidatos.
Segundo o Procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, a atuação do MP-PI visa assegurar a regularidade na realização das eleições, como fiscal da lei. “Nós buscaremos desde o acompanhamento das convenções, registros das candidaturas, realização do pleito e apuração. O MP vai estar vigilante para buscar a realização das eleições a contento”, disse ao O DIA.
Além dos possíveis crimes eleitorais, o Procurador afirmou que o órgão também estará atento à divulgação de notícias falsas durante as eleições. “O MP vai verificar o que é e o que não é fake news, o que realmente consta no processo eleitoral que vai influir nas eleições ou na impugnação de candidatos, enfim, na regularidade do processo”, ressaltou.
Cleandro Moura afirmou que os membros do Ministério Público já estão instruídos de como irão agir durante o pleito. Uma nova reunião deve acontecer próximo da data das eleições para a definição do plano de segurança em todas as comarcas do Estado, que podem, se julgarem necessário, solicitar a presença das forças federais.
Jornal O Dia