Início Destaque Acaba estoque de vacina contra o vírus influenza em Picos  

Acaba estoque de vacina contra o vírus influenza em Picos  

Todas as unidades de saúde de Picos enfrentam desabastecimento da vacina contra a influenza A (H1N1). De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, o estoque foi zerado na última segunda-feira (11). Segundo ela, a grande procura foi o fator principal da falta de vacina no município.

“Devido à grande procura, a demanda grande da população em procurar a vacina, o nosso estoque de vacina acabou no município, no momento a gente está aguardando a segunda dose das crianças que é para chegar até o final dessa semana, para a gente poder da continuidade nesse público o infantil”, disse.

Valdivânia conta que o público que mais procurou a vacina foram os profissionais da saúde e os idosos. “ Crianças, gestantes procuraram, só que não foi muito, igual os trabalhadores e os idosos”, avaliou.

Segundo a coordenadora já foram imunizados 85,13% de todos os públicos alvos. Até o final da campanha é esperado que atinja o total de 90%, estipulado pelo Ministério da Saúde.

“A campanha foi prorrogada, a gente não tem mais vacina no momento, porém a gente pode estar registrando esses dados até o final da campanha”, resumiu.

Valdivânia afirma que não tem mais previsões da vacina para o público geral, somente para o público infantil.

“Para o público em geral não vem mais, eu acredito que não vem mais a vacina, possa ser que quando a gente terminar de vacinar as crianças, se sobrar alguma vacina, a gente dê continuidade para vacinar os demais públicos. E essa semana ainda teve muita procura da vacina”, disse.

Ela ainda orienta a população para não deixar para a última hora.

“Eu aconselho as pessoas procuraram a vacina no início da campanha, nunca deixe para o final, pois no final ela correm um grande risco de não encontrar mais essas vacinas”, pontuou.

Valdivânia acrescentou que as crianças que ainda não tomaram a dose da vacina e ainda estiver dentro do prazo até o dia 22 de junho, pode estar tomando a primeira dose e com trinta dias, a segunda dose.

CONFIRA A ENTREVISTA

VALDIVÂNIA PACHECO-