O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, recebeu nessa quarta-feira, 23, o delegado geral de Polícia Civil, Riedel Batista. A visita teve como objetivo apresentar e firmar parceria para a execução do projeto “Papo com a PC”, que busca debater e discutir, por meio de palestras, sobre crimes das mais diferentes naturezas, como tráfico de drogas, crimes de internet, crimes contra raça e gênero, violência contra a mulher, entre outros.
Policiais civis serão os responsáveis de ministrar o projeto nas escolas. “Esse projeto visa atuar no grupo de jovens entre 15 e 29 anos, trabalhando em nove eixos. Queremos aproximar a Polícia Civil desses jovens para que eles tenham conhecimento das atividades da Polícia e adquiram confiança e passem a contar com os policiais”, explicou Riedel Batista. Ele acrescentou que a intenção é reduzir a criminalidade entre o público-alvo até o ano de 2020.
De acordo com Paulo Henrique Gomes de Lima, o IFPI está de portas abertas para o projeto e tem todo o interesse em implantá-lo em suas unidades. “Vamos identificar quais dos nove eixos do projeto poderão ser trabalhados no IFPI. A Polícia Civil está de parabéns pela iniciativa, que, certamente, vai alcançar o objetivo de reduzir a criminalidade entre os jovens”, disse o reitor.
Na sexta-feira, 25, representantes da Polícia Civil retornarão ao Instituto para apresentar o projeto aos diretores gerais dos Campi na reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir).
Também participaram da reunião de quarta, pelo IFPI, os pró-reitores Paulo Borges (Administração), Antônio de Pádua Alves (Desenvolvimento Institucional), Laura Sousa (Ensino), Divamélia de Oliveira (Extensão) e José Luís de Oliveira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), o diretor de Tecnologia da Informação, Eduilson Carneiro, a chefe de Gabinete Janete Márcia Morais; e pela Polícia Civil, os coordenadores do projeto Flávio Oliveira, Adolfo Cardoso, Adriana Xavier e Marcelo Castelo Branco.
IFPI