Aconteceu na noite do último sábado (12), no Picos Plaza Shopping, a 9º edição do concurso Beleza Negra, o evento faz parte das comemorações alusivas ao Mês da Consciência Negra. O objetivo da ação é valorizar a cultura afro-brasileira, além de destacar a beleza natural, orgulho e valorização da cor.
De acordo com o coordenador do Projeto Adimó, Francisco das Chagas, o Mano Chagas, o concurso recebeu 22 inscrições, inclusive participantes de outras cidades.
“Nós temos quatorze candidatas vindo de diversos lugares, temos cinco candidatas do próprio Projeto Adimó, essas vão desfilar, mas não vão disputar, pois é um dos critérios do Adimó, não colocar nenhuma na disputa”, disse.
Mano Chagas comentou sobre a importância de o evento ser realizado em um Shopping.
“Na verdade aqui é um símbolo de resistência que a gente vem travando, ocupar um espaço público, onde as pessoas, às vezes nem querem que a gente esteja. A gente vai continuar a provocar e oportunizar, até eles aceitarem que nós temos que estar lá”, falou.
O evento contou ainda com a presença da Deusa de Ébano, Gisele Soares, que falou dos requisitos principais para a escolha da candidata.
“É só se aceitar, se assumir e ver que sua cor é linda, que seu cabelo crespo e afirmado, pra mim esses são os critérios de beleza negra”, resumiu.
Eleita “Beleza Negra 2018”, Amanda Ferreira Costa contou sobre a felicidade de ter ganho o concurso. Ela é da cidade de Jaicós. “Eu estou me sentindo muito feliz, ainda não caiu a ficha, eu amo minha cultura e minha cor”, acrescentou.
CONFIRA AS ENTREVISTAS:
MANO CHAGAS
GISELE SOARES
AMANDA FERREIRA COSTA