Tramita no Senado Federal Projeto de Lei que propõe transformar a cidade de Oeiras, 321,2 km de Teresina, na Capital Nacional dos Bandolins. Desde 1930, o instrumento faz parte do dia-a-dia da cidade e hoje é um patrimônio municipal.

A proposta é de autoria da senadora Regina Sousa e está em tramitação na Comissão de Educação. Segundo a parlamentar, a ideia não é apenas valorizar a tradição e a cultura locail, mas colocar em evidência o esforço da mulher para o desenvolvimento de uma comunidade. A iniciativa de iniciar o estudo dos Bandolins começou com uma mulher.

De acordo com a história, o instrumento passou a fazer parte da cidade quando a oeirense Araci Carvalho organizou um grupo de moças para o aprendizado do instrumento. Elas se apresentavam pela cidade. Cinco décadas depois, na década de 1980, o grupo conhecido como Bandolins de Oeiras se consolidou como uma espécie de patrimônio municipal e levou a musicalidade oeirense para além dos limites territoriais.

“Entendemos que ao atribuir à cidade de Oeiras o título de Capital Nacional dos Bandolins, não valorizamos apenas uma rica tradição cultural local, mas colocamos em evidência, também, o esforço da mulher para demonstrar suas habilidades e competências e contribuir para o desenvolvimento da comunidade com atividades de grande significado cultural. A bandolinista de Oeiras simboliza a ocupação do espaço público pela mulher com a música, recusando-se às limitações das tarefas domésticas”, disse a senadora.

Cidade Verde