Início Destaque Como retificar a declaração do Imposto de Renda 2018

Como retificar a declaração do Imposto de Renda 2018

Se você entregou a declaração do Imposto de Renda de forma incompleta para conseguir se encaixar no prazo, é hora de fazer a retificadora. Isso permite aos contribuintes corrigir erros cometidos tanto na declaração deste ano quanto nas dos cinco anos anteriores e deve ser feita no mesmo programa da declaração original.

Como fazer

Basta abrir o programa da declaração a ser corrigida e selecionar a opção “Declaração Retificadora” abaixo da pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?”. Depois, informe o número do recibo da declaração a ser retificada e altere a informação que deve ser corrigida.

A Receita pode consultar declarações de até cinco anos atrás, mesmo que elas constem como processadas, para checar omissões e erros. Por isso, sempre que o contribuinte constatar alguma informação incorreta dentro desse período, é importante fazer a retificação para evitar a malha fina. É possível fazer a retificação do IR quantas vezes for preciso.

É recomendável corrigir a informação o quanto antes. Isso porque, caso a declaração for retida na malha fina, não será mais possível fazer a retificação.

O que não pode ser feito

Na retificação feita depois do dia 30 de abril o contribuinte não poderá alterar o modelo da declaração de simplificada para completa, ou vice-versa. Apenas quem fez a retificação dentro do prazo teve direito a essa mudança.

Cidade Verde