Início Destaque Detentos da penitenciária de Picos recebem imunização contra a gripe

Detentos da penitenciária de Picos recebem imunização contra a gripe

Os detentos da Penitenciária José de Deus Barros receberam na manhã de hoje (26) a imunização contra a gripe. Dos 409 detentos, 400 foram vacinados. Os presos integram o grupo prioritário da campanha – que teve início no dia 23 deste mês e segue até o dia 01 de junho. O diretor do presídio, Sinval Hipólito, falou da necessidade das pessoas privadas de liberdade estarem recebendo a imunização.

Diretor do presídio, Sinval Hipólito

“Hoje estamos com 409 e acreditamos que os 400 serão vacinados, os nove por questões de saúde não vão receber essa vacinação, mas é de grande importância para a saúde de cada um detento dessa unidade prisional, porque ele fica protegido contra a gripe. Quantas pessoas nós temos em Picos que necessitam dessa vacina, mas não tem a oportunidade? É isso que eu transmito para os detentos, vamos abraçar essa oportunidade, vamos receber a vacinação, para que traga a saúde para o detento, para seus familiares e para a administração dessa unidade prisional”, destacou Sinval Hipólito.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Valdivânia Pacheco, falou que além dos detentos, os agentes do presídio também estão sendo vacinados. Ela conta que esse grupo está incluso como prioritário por conta do local que eles habitam, ela fala que estar um espaço pequeno e muito aglomerado, deixa a saúde vulnerável, sendo necessário os cuidados.

“É um grupo que tem alta prevalência da doença pelo fato deles viverem em local fechado, então o risco de transmissão, tanto entre eles, quanto eles e os familiares e eles e os funcionários que trabalham aqui no sistema prisional é muito grande. Então a gente vacinando essa população, de certa maneira a gente está bloqueando esse risco entre eles e quem vem visitá-los”, acrescentou a coordenadora.

Valdivânia Pacheco falou ainda que as detentas da penitenciária feminina de Picos também passarão pelo processo de imunização. Ela disse que ainda não há data para a visita no presídio, mas que até o final da campanha, as mulheres privadas de liberdade em Picos receberão a dose.

“A gente não tem uma data ainda certa, mas lá como o público é bem menor, bem pequeno em comparação aqui [penitenciária masculina], então a gente vai estar fazendo depois do Dia D -12 de maio – porque o público é bem pequeno”, explicou.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

  • Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Pessoas com mais de 60 anos
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
  • Profissionais da saúde
  • Professores da rede pública e particular
  • População indígena
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa

CONFIRA OS ÁUDIOS:
SINVAL HIPÓLITO-

VALDIVÂNIA PACHECO-

VALDIVÂNIA PACHECO 2-