O advogado do senador Ciro Nogueira, Antonio Carlos de Almeida e Castro, o ‘Kakay’, informou através de nota divulgada para os meios de comunicação que o senador piauiense, presidente nacional do Progressistas, se colocou à disposição do poder judiciário prestando depoimentos sempre que necessário e inclusive já foi alvo de busca e apreensão.
A nota afirma que o senador Ciro Nogueira é o principal interessado no esclarecimento dos fatos, informou também que o senador está em missão oficial em Bruxelas, na Bélgica, participando de um evento da Organização Mundial do Comércio, que acontece de 24 a 26 de abril.
Kakay disse que acompanhou as buscas da Polícia Federal na casa e no gabinete do senador Ciro Nogueira e desconhece as razões da determinação judicial.
A nota divulgada é em razão da Polícia Federal ter cumprido mandado de busca e apreensão na terça-feira nos gabinetes e nos apartamentos funcionais do deputado Eduardo Fonte (PP-PE) e do senador Ciro Nogueira. Foram também feitas buscas na casa do senador Ciro Nogueira, no bairro Santa Isabel, na zona Leste de Teresina, onde foram levados computadores e documentos.
A Polícia Federal também cumpriu mandado de prisão contra o ex-deputado Márcio Junqueira, de Roraima. Ele foi preso em Brasília.
As investigações apuram uma suposta tentativa de obstrução da justiça. De acordo com os investigadores, Eduardo da Fonte e Ciro Nogueira são suspeitos de comprar o silêncio de um ex-assessor de Nogueira que vem colaborando com a Justiça. O assessor detalhou que recebia o pagamento em espécie e quem repassava o dinheiro era o ex-deputado Márcio Junqueira.
De acordo com as investigações da PF, o ex-assessor colabora com diversas investigações no âmbito da Lava Jato e teria sido ameaçado de morte por conta das ameaças, ele foi incluído no programa de proteção à testemunha. A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão, todos em endereço ligados a Ciro Nogueira e Eduardo da Fonte.
Meio Norte