O município realiza durante o primeiro semestre de 2018 nas escolas públicas, a V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. A ação acontece anualmente e visa a redução de casos das doenças em jovens com faixa etária de 5 a 14 anos de idade.
De acordo com o coordenador municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, o Ministério da Saúde idealiza a campanha diante do crescente número de casos em jovens e adolescentes. “O ministério instituiu para que a gente tente buscar e minimizar a ação da hanseníase nessa faixa etária”, resumiu.
Segundo Gilberto a coordenação já dispõe do material em parceria com o Programa Saúde da Família e o Programa Saúde na Escola.
“Os enfermeiros já estão pegando o material, que são as fichas de autoimagem, termo de recursa e o Albendazol, vai se reunir com diretores e professores das escolas, agendar um dia para a reunião de pais e mestres e entregar as fichas para os pais. Os pais vão examinar as crianças e identificar as possíveis manchas, assinalar na ficha de autoimagem e devolver com a criança na escola”, analisou.
Gilberto explica que os profissionais de enfermagem voltarão nas escolas para recolher as fichas, examinarão os estudantes que foram identificados com manchas e se estas estiverem relacionadas à hanseníase serão encaminhados para a realização de um diagnóstico mais preciso. Em todas as crianças na faixa etária de cinco a quatorze anos será administrado uma dose única do medicamento Albendazol para o combate à verminoses.
Confira a entrevista – Gilberto Valentim