A Campanha de Vacinação Contra a Gripe terá início no dia 23 de abril e segue até o dia 1 de junho em todo Piauí. O dia da mobilização nacional está previsto para acontecer no dia 12 de maio. Essa será a vigésima ação realizada com o objetivo de reduzir o número de complicações, internações e até mesmo, os óbitos causados pelo Influenza.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Valdivânia Pacheco, as vacinas não serão ofertadas para toda a população, apenas para os grupos prioritários.
“A campanha não é aberta para a população em geral. O público alvo são crianças com idades entre de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e professores”, disse.
Valdivâia explica que todos os postos no “Dia D” da zona urbana vão estar abertos para receber a população, o horário de funcionamento será normal. Nos demais dias, estarão funcionando os postos onde têm salas de vacina fixa.
“Os postos com sala de vacinação fixa são, Paim, Antenor Neiva, Passagem das Pedras, Junco, Ipueiras, Belinha Nunes, Morada do Sol e Cecilia Neri. Nesses nove postos de saúde, vão estar recebendo a população alvo durante toda a campanha”, acrescentou.
Em relação a zona rural, a população dessa área será vacinada na semana seguinte ao “Dia D”.