Mais de 1 milhão de carros brasileiros ainda possuem os chamados “airbags mortais”, fornecidos pela fabricante japonesa Takata. São equipamentos defeituosos que abrem com tanta força que atiram pedaços de metal contra os ocupantes.
Há cerca de uma semana, o G1 pediu às 15 fabricantes que fizeram ao menos um recall dos “airbags mortais” o número de veículos envolvidos e o índice de atendimento.
Chevrolet, Subaru e Ford informaram que não iriam disponibilizar essas informações. A BMW não forneceu os números de recalls atendidos e, após a publicação da reportagem, disse que as informações seguem as mesmas do levantamento feito no ano passado. Veja mais abaixo.
O escândalo veio à tona 5 anos atrás. Envolveu, em todo o mundo, mais de 30 milhões de veículos de diversas marcas: o maior recall da história.
O defeito também está relacionado com a morte de pelo menos 22 pessoas, além de 180 feridos (conheça a história de algumas vítimas). Não há relatos de nenhuma ocorrência no Brasil.
Mais de 2 milhões de carros, de 15 diferentes marcas, foram chamados para a troca da peça defeituosa, chamada insuflador, durante esses 5 anos no país. A grande maioria é da Honda e da Toyota. A Ford foi a mais recente, com recall aberto no mês passado.
G1