O Governo do Estado já entregou R$ 68 milhões em obras por todo o Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), desde o início da atual gestão, iniciada em 2015. As intervenções foram desde recuperação e/ou construção de rodovias, construção de pontes, de viadutos e de anéis viários em nove cidades de Norte e Sul, beneficiando a população desses municípios, de aproximadamente 1.180.000 pessoas, ou 36% dos 3,2 milhões de piauienses.
Teresina teve duas obras bastante importantes: a primeira etapa do elevado da Avenida Miguel Rosa e a ligação do povoado Taboca do Pau Ferrado à BR 343, na zona rural da capital.
Com um orçamento total de R$ 24 milhões, o elevado da Miguel Rosa teve a primeira etapa inaugurada em outubro de 2017. Cerca de 10 mil veículos passam pelo local diariamente. “A travessia que antes era feita em 10 minutos, poderá ser concluída em 30 segundos, uma melhora visível no tráfego da região, acabando com um congestionamento histórico existente no cruzamento das Avenidas Miguel Rosa e Getúlio Vargas”, afirma o diretor-geral do DER, Castro Neto.
Após a entrega da primeira etapa elevado, no valor de R$ 14 milhões, a obra está na segunda fase, que consiste na escavação de trincheira, drenagem e desvio de adutoras. O rebaixamento vai interligar a pista da Avenida Getúlio Vargas em direção a Timon (MA). A segunda fase custa R$ 12 milhões.
Outra intervenção na capital foi a pavimentação asfáltica da via que liga à BR 343 ao povoado Taboca do Pau Ferrado, em Teresina. São 2.800m de asfalto na via que beneficia diretamente cerca de 25 mil pessoas que vivem em 12 comunidades da região. Ao todo, foram investidos quase R$ 900 mil.
A via agora auxilia a população que vivia sem acesso à rodovia. “Era uma rua empoeirada, que dificultava o tráfego e trazia problemas de saúde. Hoje, o sonho de muitos está sendo concretizado”, pontuou Castro Neto.
Em Parnaíba, segunda maior cidade do estado, com 140 mil habitantes, o governo entregou 1 Km de asfalto, permitindo o acesso da Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE) à BR 343. “Esta nova estrada permite às indústrias da ZPE escoarem suas mercadorias para todos os portos de onde manterão conexões com o exterior”, diz Paulo Cardoso, presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba. A obra custou R$ 1,5 milhão.
Em direção ao Sul do Piauí, os investimentos foram para melhorar a estrutura voltada para o agronegócio, como a ligação de 42 quilômetros do povoado Palestinae, em Bom Jesus, até a Transcerrados, importante via de escoamento de soja e outros produtos nos cerrados. A obra custou R$ 18 milhões.
Também na região mais produtora do Piauí, a cidade de Canto do Buriti ganhou obras de mobilidade urbana, como a primeira etapa do anel viário (valor de R$ 8,5 milhões), além de asfaltamento de várias ruas da cidade, a um custo de R$ 1,3 milhão.
Na região de Picos, destaque a construção de um viaduto interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, na Cidade Modelo; pavimentação asfáltica de 1 Km ligando Picos ao povoado Gameleira e asfaltamento de 10 Km da rodovia estadual 377 que liga Picos ao município de Sussuapara. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões na terceira maior cidade do Piauí, beneficiando seus mais de 70 mil habitantes.
Obras Concluídas pelo DER nesta gestão:
– Elevado da Avenida Miguel Rosa (320 metros de extensão) – 1ª etapa
Valor: R$ 14 milhões – Recursos do programa Pró-Desenvolvimento II, do Governo do Estado.
– 2 pontes São Raimundo Nonato a São Braz
Valor: R$ 1,9 milhão
– Viaduto (segunda passagem) de 29,75 metros sobre o Rio Guaribas, interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, em Picos
Valor: R$ 2,1 milhões, com recursos do programa do Governo Federal Pró-desenvolvimento II.
– Pavimentação asfáltica de 1 Km ligando Picos ao povoado Gameleira.
Valor: R$ 500 mil
– Melhoramento da implantação e pavimentação asfáltica no trecho de 10 Km da rodovia estadual 377 que liga Picos ao município de Sussuapara.
Valor: R$ 4,9 milhões
– Asfalto de 27 Km ligando o povoado Tigre a Paulistana
Valor: R$ 14 milhões
– 2 pontes sobre o rio Gameleira, ligando Beneditinos a Prata
Valor: R$ 700 mil
– Rodovia de 2,8 Km ligando povoado Taboca do Pau Ferrado a BR 343
Valor: R$ 900 mil
– Ligação (1 Km) da ZPE de Parnaíba a BR 343
Valor: R$ 1,5 milhão
– Ligação de 42 km do povoado Palestina (Bom Jesus) até a Transcerrados
Valor: R$ 18 milhões
– 1ª etapa do anel viário de Canto do Buriti
Valor: R$ 8,5 milhões
– Asfaltamento de ruas (5,3 km) em Canto do Buriti
Valor: R$ 1,3 milhão
Outros R$ 380 milhões em obras estão sendo investidos pelo Governo
Com o objetivo de melhorar cada vez mais a infraestrutura do estado, o Governo do Piauí e o DER estão direcionando os investimentos em ações que terão um forte impacto na economia piauiense. Entre elas, a duplicação de parte das BRs 316 e 343, em Teresina; o asfaltamento de mais de 100 quilômetros da rodovia Transcerrados, na região sul; a construção de mais anéis viários em Simplício Mendes e ligação por asfalto em importantes cidades.
Na BR 343, saída leste de Teresina, estão sendo investidos R$ 36 milhões da duplicação do trecho de 10 Km que vai da Ladeira do Uruguai até o Posto da Polícia Rodoviária Federal. “A duplicação vai sanar o problema de engarrafamento na entrada da capital”, disse Castro Neto, diretor-geral do DER-PI.
Na BR 316, serão duplicados quase 8,5 km, indo da Casa de Custódia até a entrada do conjunto habitacional Eduardo Costa, na zona sul de Teresina. A estrada contará com quatro viadutos e a duplicação começa próximo à Casa de Custódia, seguindo até a entrada do conjunto habitacional Eduardo Costa, na zona sul de Teresina. Além da pista principal, a obra vai contar com pista local, acostamento, ciclovias, calçadas e passarelas. O valor do investimento é de R$ 64 milhões.
Ccom