Desde que foi alvo da ação de bandidos em 31 de janeiro deste ano, a agência do Banco do Brasil da cidade de Jaicós teve seus serviços de movimentações financeiras interrompidas. A notícia de que o banco reabriria somente como posto de atendimento causou insatisfação por parte da população de municípios da região que passarão a ser assistidos pela agência São Benedito em Picos.
De acordo com o ex-vereador de Jaicós, Ivo Farias, há uma mobilização no sentido de conseguir a permanência da agência. Ele disse ainda que estas mudanças é uma forma de retroceder em um município que atualmente conta com cerca de 20 mil habitantes.
“Regionalmente falando, somos uma população dinâmica, podemos dizer assim, de 50 a 60 mil habitantes por que atendemos Padre Marcos, Patos, Massapê, Caridade, Belém do PI, Francisco Macêdo. Somos um polo regional. Então o prejuízo é grande tanto para os funcionários e aposentados, por que um posto avançado não vai atender em dinheiro, apenas operações online”, explicou o ex-parlamentar.
Farias contou ainda que a agência foi instalada no município há 36 anos – início da década de 80 – através de solicitação de uma criança ao general e presidente da república da época, em visita a Jaicós, João Batista de Oliveira Figueiredo com o apoio do prefeito José Nicolau de Sousa.
ENTREVISTA: IVO FARIAS