Uma reportagem do Programa “Balsas Rural”, veiculada em duas TVs locais de Balsas, município do estado do Maranhão, TV Boa Notícia (17/02) e TV Difusora (18/02), mostrou a crescente produção de Bananas na região sul do Maranhão.

A produção brasileira de Banana é de 7 milhões de toneladas por ano, tornando o pais o quarto maior produtor da fruta no mundo, mas no consumo o país é o líder global. No ano passado a fruta rendeu 14 bilhões de reais, favorecendo cada vez mais municípios do semiárido nordestino, beneficiados por projetos de irrigação.

O fruticultor Elias João de Sousa (Elias de João Negrande), natural de Campo Grande do Piauí, tem se destacado na produção de Banana. Há pouco mais de dois anos o agricultor ampliou sua área de plantação de 6 hectares para 21 hectares e está produzindo 780 toneladas anualmente da fruta na Fazenda Boa Vista, no município de São Raimundo das Mangabeiras, localizada a 50 quilômetros do Centro de Balsas.

O fruticultor administra a plantação de Bananas, com a ajuda da família e de 4 funcionários, onde, atualmente 13 hectares dos 21 plantados, estão em plena produção que vão desde o cultivo e comercialização da fruta, até a produção de mudas que serve tanto para a venda externa, quanto para o plantio de novas áreas na fazenda, assim como, o replantio no bananal.

Elias falou que está aprimorando a plantação a cada dia e que o rendimento da fruta está dentro de suas expectativas. “A gente tá aprimorando, está melhorando pegando mais conhecimento através de outras pessoas que já tem conhecimento com a banana e o rendimento tá dentro do esperado a banana esta produzindo bem”.

Na fazenda é cultivado cinco variedades da fruta, são elas: Banana da terra, Banana Maça, Banana Prata Ken, Banana Prata Fio 18 e Banana Nanicão, conhecida como casca verde, as três ultimas em grande escala comercial, que atende o comércio de dois municípios da região. Ele está colhendo 30 toneladas por hectare a cada seis meses, onde parte dessa produção é vendida para pequenos revendedores no local.

Atualmente a produção semanal na fazenda é 50 caixas de 20 quilos da fruta, Elias disse que esse é o resultado de dois anos de trabalho dos 21 hectares plantados por bananas de três variedades a Nanicão, Prata fio 18 e a Pratinha, e que suas projeções são as melhores possíveis, e que ele quer chegar ao final de 2019 colhendo 40 toneladas por hectare. “A maior produção é da Nanicão, tenho a Fio 18 que é uma prata melhorada, também tenho a prata Ken, que segundo as estatísticas é pra produzir 60 toneladas por hectare, de janeiro a janeiro. Cada cacho de fruta chega a ter 120 bananas”, disse.

Para manter a boa produção os cuidados com o bananal são constantes, para que as plantas cresçam vigorosas e produzam o ano todo é feito a cada 30 dias adubação química com ureia, MAP granulado e cloreto de potássio.

A lida diária de Seu Elias com a plantação é acompanhada de perto pelos filhos e netos, pra quem o fruticultor disse que vai deixar futuramente a plantação, assim como o ensinamento e o gosto pelo trabalho. “Eu tenho seis netos e quatro filhos, então isso aqui eu estou estruturando para deixar uma herança pra eles, pra que eles tomem de conta e darem continuidade com as coisas”, concluiu.

CG Notícias