Com a concorrência de 11 candidatos por vaga, a prova objetiva do concurso para professor efetivo da UESPI acontece neste domingo (18), de 8:30h às 12:30h. Ao todo, 2.188 candidatos estão disputando entre as 197 vagas ofertadas em 26 áreas. A maior concorrência é para professor auxiliar de Enfermagem onde a única vaga oferecida está sendo disputada por 85 candidatos. Já o cargo menos concorrido no certame é o de professor adjunto de Pedagogia 40 horas em que 15 concorrentes disputam as 12 vagas oferecidas.
Com um regime de trabalho de 20 e/ou 40 horas semanais, a remuneração pode chegar a até R$ 7.590,70. As vagas são voltadas para os cargos de professor adjunto, assistente e auxiliar. Além das estabelecidas no edital, um quantitativo extra, correspondente a 20%, cerca de 40 concorrentes, ficarão classificados para chamada posterior, dependendo da disponibilidade orçamentária do Poder Executivo.
O último concurso deste porte na UESPI aconteceu em 2011. O certame faz parte de uma demanda muito desejada pela instituição, já que para a formação do quadro efetivo de cada curso da UESPI é exigido pelo menos cinco professores por curso. Com o atual concurso, além da formação estruturante de docentes, a expectativa é que aumente a demanda e a qualidade dos cursos. “Com esse concurso nós vamos atender a essa necessidade muito maior. Também beneficiaremos cursos que já possuem esse número mínimo de docentes e que ganharam novos profissionais, sendo grande parte mestres e doutores”, afirma o Pró-reitor de Ensino e Graduação(PREG) e Presidente da Comissão Geral do Concurso para Docente Efetivo, Pedro Soares Júnior.
O NUCEPE recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência e observem as normas previstas no edital. E também adverte a proibição do ingresso dos candidatos nos locais de provas portando objetos como aparelhos eletrônicos, inclusive telefone celular, capacetes, óculos esporte, relógios e outros; sendo permitido levar apenas o documento de identificação, com foto e caneta esferográfica azul ou preta.
Cidade Verde