Início Destaque Moradores denunciam falta de unidade de saúde na Chapada do Fio

Moradores denunciam falta de unidade de saúde na Chapada do Fio

Localidade está há cerca de um ano sem atendimento médico

A localidade de Chapada do Fio está há um ano sem atendimento médico. De acordo com o morador, Josué Gonçalves, a unidade de saúde da comunidade rural foi fechada e cerca de 400 pessoas estão sem atendimento médico.

Ele fala que é necessário procurar outras alternativas, como a UBS da Mirolândia, que segundo ele, não comporta atendimento de tantas pessoas, ou vir para Picos buscar atendimento no Hospital Regional Justino Luz.

Josué Gonçalves falou ainda que na Chapada do Fio nunca teve uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que atendesse a população, o posto era sediado em uma casa alugada e realizava procedimentos básicos.

“Quem pode pagar um exame particular, paga; quem não pode vai para a Mirolândia arriscar ser atendido, quando não consegue, vai para o Regional, que manda para um posto de saúde, como não temos posto de saúde, fica difícil né. […] Antes de fechar nós tínhamos um atendimento por semana, as pessoas estavam felizes com isso, estava dando para levar, mesmo não sendo uma Unidade Básica de Saúde, mas a casa alugada já estava resolvendo a situação, mas agora ficou ruim porque não tem nada”, acrescenta.

O diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Picos, Bruno Alves Luz, falou que a gestão está trabalhando de acordo com determinações do Ministério da Saúde e o fechamento de algumas unidades é necessário para contenção de gastos e os atendimentos são direcionados para um Posto Sede.

“A Chapada do Fio era um anexo, que foi entregue e nós estamos vendo também essa questão, para que a população não fique desassistida, porque os assessores técnicos da Secretaria de Saúde que conhecem mais dessa questão, é que vão fazer esse trabalho. […] Se tem alguma localidade em que só o posto sede resolve, então nós vamos deixar só o posto sede, com a equipe completa, de preferência, a equipe de efetivos que já são do nosso quadro, para que a gente consiga diminuir despesas e resolver a questão da folha de pagamento”, explicou.

Bruno Alves destacou que essas questões de fechamento de postos serão revistas e caso haja necessidade de voltar a funcionar algumas unidades que foram fechadas, elas serão reabertas para que a população não fique desassistida.