A nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a chave que abre as portas para o ensino superior público. A partir de agora, o candidato tem quatro dias para estabelecer suas escolhas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma vez que as inscrições acontecem entre 23 e 26 de janeiro. Neste ano, 130 instituições estaduais e federais oferecem quase 240 mil vagas.
Visando auxiliar os estudantes neste momento crucial, o Simulador Nota de Corte permite verificar as chances de aprovação no processo seletivo. Para isso, basta indicar a nota no Enem, o curso e a cidade pretendida. Em seguida, a ferramenta informa todas as instituições que o candidato possui chances de acesso, de acordo com as notas de corte estabelecidas pelo Sisu, no 1º semestre de 2017.
Criada pelo Quero Bolsa, a plataforma também disponibiliza a evolução das notas de corte para o curso de interesse nos últimos processos seletivos, a pontuação média e mínima no estado pretendido, assim como a menor nota de corte em todo o Brasil. O site também exibe a relação de universidades que oferecem o curso pretendido em todo País com a nota de corte em cada campus e turno.
De acordo com Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa, o uso da ferramenta abre o leque de opções aos estudantes. “Dependendo da nota, ele pode se candidatar em faculdades que não havia imaginado ou até mesmo reavaliar o curso de interesse para inscrição no Sisu”, explica. O executivo salienta ainda que, como as notas de corte não costumam variar muito entre um ano e outro, o candidato tem uma clara noção das chances de aprovação ao utilizar o simulador, disponível no link http://que.bo/nota-de-corte.
Alternativas
Caso o desempenho obtido no Enem não permita o ingresso no ensino público, o estudante também tem a possibilidade de verificar no simulador a nota de corte em programas como Fies e Prouni. A plataforma mostra a lista de faculdades que o candidato possui chances de aprovação, após também realizar a indicação da nota no Enem, curso e a cidade de interesse.
Além disso, para não deixar ninguém de fora do ensino superior, o site também permite a busca por bolsas de estudona rede privada. Somente neste semestre, o Quero Bolsa tem mais de 1 milhão de bolsas para cursos presenciais e a distância em todo o Brasil, com descontos de até 70% nas mensalidades. Atualmente sobram vagas nas faculdades, pois há 52% de ociosidade, segundo dados coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no último Censo da Educação Superior.
Ascom