O governador Wellington Dias (PT) afirmou que a bancada federal do Piauí, com auxílio do seu líder, deputado Átila Lira (PSB), está lutando junto ao governo federal pela liberação do empréstimo de R$ 300 milhões pela Caixa Econômica Federal. Em solenidade de entrega de viaturas e equipamentos na sede do Rone, nesta quinta-feira (30), o governador afirmou também que um concurso para a Polícia Civil será realizado em 2018.
Wellington Dias agradeceu e comemorou a inciativa da bancada, pois de acordo com ele, demonstra que os interesses do Piauí perpassam interesses políticos.
“O líder Átila e o restante dos parlamentares do Senado e da Câmara tiveram essa inciativa de ir ao governo federal mostrar a importância da liberação desse empréstimo. E temos que comemorar porque é um gesto de que demonstra, independente de quem está governando, que os interesses e as necessidades para o nosso Estado são maiores. Embora o partido de Temer não seja nosso aliado e nem alguns partidos da bancada, eles estão buscando beneficiar o Piauí”, destacou.
A operação de crédito já foi autorizada e publicada pela CEF.
O governador mais uma vez evitou falar sobre o pleito de 2018 e quanto à vaga de vice, disse apenas que “não pode impedir que alguém trate sobre o assunto, mas nós vamos deixar para tratar só em 2018. Esse ano de 2017 é como se fosse as férias da política, então vamos deixar para o momento certo, março ou abril do próximo ano”.
Concurso
Wellington Dias garantiu que haverá concurso para a Polícia Civil e que o edital será lançado em 2018, mas não especificou o número de vagas nem a data exata de abertura do certame.
“Esse ano chamamos o que ainda tinha para chamar e no próximo ano devemos definir o que precisa chamar. Há uma proposta de reorganização, com a ideia de realizar o concurso considerando os profissionais que são necessários pra esse trabalho de segurança sistematizado pelo nível de risco”.
Apesar de não ter falado em números, recentemente o secretário Fábio Abreu falou que o edital desse concurso já está em fase de elaboração e que deve ofertar 190 vagas em cadastro de reserva, podendo ser chamada duas vezes e meia a quantidade de aprovados. Mas, pela previsão do secretário, o edital deveria ter sido lançado em outubro, com provas marcadas para dezembro.
Cidade Verde