Brigadistas, bombeiros e guarda parques tentam debelar as chamas que afetam parque é Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco.
Um incêndio consome desde a tarde de sábado (21) o Parque Nacional Serra da Capivara, no Sul do Piauí. A Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) inclusive pediu apoio de brigadistas, guarda-parques e ex-brigadistas para debelar as chamas. O Corpo de Bombeiros encaminhou duas viaturas para a região e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que há apoio de outros estados para o combate às chamas.
Na tarde de domingo a Fundham divulgou comunicado afirmando que precisa de ajuda para combater as chamas. “A FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano) pede o comparecimento dos guarda-parques, bem como dos brigadistas e ex brigadistas para auxiliarem no combate ao incêndio que já se aproxima do Baixão das Andorinhas! A situação é muito séria! Precisamos salvar o Parque Nacional Serra da Capivara!”, diz a mensagem.
A coordenadora regional do ICMBio no Piauí, Ana Célia Coelho, explicou que o organismo está tomando as providências necessárias e que não há uma estimativa da área que pode ter queimado. “As equipes estão no trabalho e aí sim vamos poder fornecer um relatório. O foco do incêndio é localizado e não esperamos que seja uma área grande”, comentou Ana Célia acrescentando que o período conta com muitos focos de incêndio e que outros parques nacionais também têm sofrido com o fogo.
Ela relatou ainda que o combate às chamas está sob a responsabilidade de brigadistas do instituto, 30 ao todo, e o apoio do governo do estado. “A abordagem é por terra e tem uma estratégia de combate com o momento certo de parar”, contou Ana Célia dizendo ainda que houve um primeiro combate até às 3 da manhã deste domingo. O combate às chamas foi suspenso ainda por outros momentos pela intensidade das chamas. “A equipe está acompanhando bem de perto e mandamos buscar ajuda com a equipe de brigada da Serra das Confusões” afirmou.
Segundo Cabo Elvis, do Corpo de Bombeiros, duas viaturas e 16 homens estão colaborando no combate ao fogo. “Há duas viaturas nossas indo até lá para colaborar no combate. Conforme a demanda pode haver a destinação de mais homens e equipamentos”, ressaltou.
Reconhecimento mundial pela Unesco
Em 1991, a UNESCO inscreveu o Parque Nacional Serra da Capivara na lista do Patrimônio Mundial, a título Cultural, em razão da importância dos registros rupestres existentes. Segundo o ICMBio, no Parque encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados.
Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.
O Parque foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979 e sua proteção foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990. Foram criadas as Áreas de Preservação Permanentes adjacentes, com total de 35.000 hectares.
Fonte: G1 Piauí