A Prova Brasil é uma avaliação da educação básica que acontece a cada dois anos e mensura os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola. Este ano a aplicação da Prova acontece entre os dias 23 de outubro e três de novembro em todo o país.
O Piauí conta com 56 polos de coordenação da Prova que aplicarão o exame para 6.500 turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano), que participará pela primeira vez da avaliação este ano.
A Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, ressalta que ao longo de toda a gestão foram implementadas ações voltadas para a melhoria desses índices educacionais, como a execução do Programa Pacto pela Aprendizagem, onde foram ampliadas as atividades escolares nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Além disso, a Seduc vem mobilizando toda a equipe escolar para incentivar a participação dos alunos na avaliação.
“É importante a participação dos alunos na Prova Brasil, pois a partir dos resultados teremos a real mensuração do trabalho desenvolvido nas escolas e assim poderemos verificar o nível de aprendizado dos alunos e consequentemente preparar políticas e estratégias educacionais mais específicas”, disse.
De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, toda a rede estadual de educação já está mobilizada para a realização da Prova Brasil. “A escola pode ficar tranquila, pois a aplicação da Prova acontecerá no horário normal das aulas. O coordenador regional entrará em contato com a gestão escolar para agendar a data da aplicação do exame entre os dias 23 de outubro e três de novembro”, explicou.
Além dos alunos, os diretores das escolas e os professores das disciplinas de matemática e língua portuguesa também responderão um questionário e serão avaliados pela Prova Brasil.
Oito Meia