A Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, sediou no último sábado (30) o curso “Câncer bucal: diagnóstico e prevenção”, ministrado pelo biólogo, odontólogo com residência em cirurgia e traumatologia buco maxilo-facial do Hospital Universitário, Jhoonatarraty Fonseca de Sena. Na ocasião, o especialista falou sobre diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

O câncer bucal é uma doença crônica cuja incidência vem crescendo nos últimos anos. O intuito das mobilizações é conscientizar as pessoas quanto à prevenção, visando a redução dos índices da patologia.

ENTREVISTA: Joonatarraty Fonseca de Sena

Prevenção

De acordo com o traumatologista, mais da metade dos casos de câncer bucal poderiam ser evitados apenas com medidas preventivas, principalmente evitando o cigarro, um dos principais causadores da patologia, além do consumo de bebida alcoólica, associados a uma alimentação saudável e à adoção do uso diário de protetor solar para reduzir também a incidência de câncer de lábios.

Diagnóstico

O diagnóstico, segundo Jhoonatarraty Sena vai desde o exame clinico onde através deste é possível detectar a possibilidade da existência do câncer, e também a utilização de procedimentos invasivos como a biópsia que detecta, através de exame histopatológico, se trata-se de uma lesão benigna ou maligna.

Incidência

Mesmo atendendo no Hospital de Urgência de Teresina, Sena afirma que grande parte dos casos são atendidos no Hospital Universitário e acometem principalmente pessoas com idade entre 60 a 70 anos de idade. “A estimativa do Ministério da Saúde para o biênio 2016-2017 no Brasil é de quase 600 mil casos, então é uma lesão que vem crescendo muito”, conclui Jhoonatarraty.