É praticamente impossível não estar conectado em alguma rede social, e no período de pandemia aumentou o número de usuários. No entanto, junto com o avanço tecnológico os crimes cibernéticos fazem vítimas constantemente na cidade de Picos.
Basta navegar no Instagram para encontrar perfis hackeados, oferecendo produtos abaixo do preço no whatsapp não é diferente, os criminosos clonam os números dos usuários e passam a pedir dinheiro para seus contatos.
O delegado da Polícia Civil de Picos, Petrônio Henrique, explica que está na moda esse tipo de golpe, principalmente no Instagram. Os criminosos invadem a conta de pessoas conhecidas e começam a divulgar fotos de eletrodomésticos com preços baixos atraindo, muitas vezes, pessoas que compram e caem em golpe.
Ele orienta para que as pessoas fiquem atentas e caso tenha sua conta hackeada, a vítima deve fazer um Boletim de Ocorrência para que as medidas legais sejam tomadas.
“A maioria dos esquemas utilizam perfis falsos para representar pessoas ou empresas, e assim, enganar vítimas com base em uma relação de confiança. Depois que os perfis são hackeados, os criminosos passam a fazer anúncios e aplicar golpes nos seguidores”, disse.
Confira as dicas com o delegado da Polícia civil de Picos, Petrônio Henrique.