O Piauí teve a quinta maior alta de assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. O dado é do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Neste período foram registrados 538 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos, roubos seguidos de morte (latrocínios) e lesões corporais seguidas de morte, no estado.
Comparando a taxa de homicídios por número de habitantes, o Piauí (10,9) está atrás apenas da Bahia (11), Amapa (17,8), Roraima (18,6) e Amazonas (38,6), respectivamente.
Assassinatos caem nos primeiros nove meses do ano no Brasil
Em segundo lugar vêm os latrocínios (23), roubos seguidos de morte, e, por fim, as lesões corporais seguidas de morte (3), quando o autor do crime tinha intenção de agredir uma pessoa e não de matá-la, contudo a agressão resulta na morte da vítima.
O Monitor da Violência é uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Jornalistas do g1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
G1 PI