Três cidades do Piauí registraram, nesse domingo (12), os menores índices de umidade relativa do ar do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São elas Bom Jesus (10%), Canto do Buriti (11%) e São Raimundo Nonato (13%).
A lista traz outros cinco municípios com valores abaixo dos 20%: Gilbués (15%), Baixa Grande do Ribeiro (16%), Corrente (18%), Paulistana (18%) e Floriano (18%). A tendência é DE que o tempo permaneça quente e seco no estado durante os próximos dias.
De acordo com a meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, ao longo de 2021 o Piauí registrou um baixo volume de chuvas, com valores abaixo da média, o que influencia nos baixos índices.
“Nessa época do ano, nos meses de setembro e outubro, os níveis de umidade relativa do ar caem. Porém, neste ano de 2021, a situação tem se apresentado mais crítica. Umidade de 10% acontece no deserto. A diferença é que o deserto fica com a umidade do ar baixa durante todo o dia, aqui temos horários críticos”, informou.
A Semar informou ainda que a cidade com menor umidade relativa do ar, Bom Jesus, também registrou, no domingo (12), a maior temperatura no estado, de 40,2°C, seguida por Piripiri (39,4°C) e Alvorada do Gurguéia (39,0°C).
Estado de alerta
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% a situação é considerada emergencial. Para amenizar os efeitos da baixa umidade e evitar danos à saúde, recomenda-se:
Não pratique atividades físicas com exposição ao sol, sobretudo das 11h30 às 16h30
Utilize roupas leves com mangas compridas, bonés, guarda-sol e protetor solar
Beba bastante água para evitar problemas de desidratação
Ao utilizar aparelhos de ar condicionado, use umidificadores ou acrescente vasilhas com água e toalhas molhadas no ambiente
A baixa umidade do ar também reduz volumes de rios e demais superfícies de água, por isso busque economizar água
G1 PI