O estado do Piauí recebeu 96.850 doses das vacinas para combater a Covid-19 na tarde desta segunda-feira (3). Com esses imunizantes, o estado dará início à vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes, pessoas com síndrome de down e gestantes ou puérperas. Veja abaixo a lista completa.
Nesta 16ª remessa também estão inclusas 91 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, que serão disponibilizadas para 13.6% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e as pessoas com deficiências permanentes (54.912 doses). Os imunizantes também serão destinados a 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses).
Quem deve ser vacinado com a remessa de 91 mil doses de Astrazeneca:
Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);
Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.
O grupo dos pacientes renais, em terapia de substituição deveriam estar entre os grupos acima, mas eles começaram a ser vacinados ainda em abril no Piauí e em Teresina.
Já as vacinas da Pfizer/Biontech serão destinadas exclusivamente para pessoas com comorbidades residentes em Teresina, porque o imunizante precisa ser mantido refrigerado entre temperaturas de -25° a -15° C. Freezers especiais foram preparados para receber as doses.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o armazenamento das vacinas da Pfizer será feito na Rede de Frio do Estado, e serão recolhidas pela FMS de acordo com a capacidade de vacinação e distribuída às salas específicas, que ainda serão definidas.
O acesso será por meio de agendamento no site da FMS. A lista de comorbidades contempladas seguirá as definições do Ministério da Saúde, bem como a lista de documentos comprobatórios da condição. Todos estes detalhes estão sendo definidos pela organização da campanha e serão divulgados em breve.
G1 PI