Início Destaque Janeiro Roxo: Crescem casos de hanseníase entre picoenses

Janeiro Roxo: Crescem casos de hanseníase entre picoenses

No mês mundial de combate à hanseníase, a Coordenação de Controle à Hanseníase em parceria com a Secretaria de Saúde de Picos realiza, durante todo o restante do mês de janeiro, diversas atividades educativas voltadas para a população. Em 2017, a Capital do Mele registrou 21 casos a mais que no ano anterior.

A proposta da campanha, segundo o coordenador municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. “A gente já realiza durante todo o ano atividades com campanhas educativas e busca de casos, campanhas de diagnósticos e mutirão”, explica Valentim.

Intitulada “Janeiro Roxo”, a mobilização segue até o dia 31, porém, as atividades normais do programa continuam durante todo o ano. Em Picos, bairros alternativos da cidade receberão programações específicas voltadas para o diagnóstico de novos casos.

“Vamos intensificar a campanha nos principais focos para controlar essas ações e poder melhorar a assistência dos pacientes com hanseníase no município de Picos”, informa Valentim.

Segundo dados da Coordenação de Controle à Hanseníase, no ano passado a cidade de Picos teve um leve aumento de registros da doença em relação a 2016, quando foram diagnosticados 78 casos; em 2017, o relatório anual fechou o ciclo com 99 novos casos da doença.