A coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos, Jovanna Cardoso, enviou uma carta de exoneração ao prefeito de Picos, José Walmir Lima. O comunicado de afastamento aconteceu nesta sexta-feira (04).

Segundo Jovanna, a decisão foi motivada pelo atual cenário político, onde ela destaca os suscetíveis desligamentos que têm ocorrido na gestão do Padre Walmir. E destacou também que irá seguir a decisão política do partido ao qual faz parte, que é o MDB.

“Na verdade, o que a gente precisa ter é um posicionamento político, e nós temos um posicionamento político. Nós não somos chamadas para as decisões políticas, não fomos convidadas a dialogar a quem a gente vai seguir, então não podemos ser tratadas como currais eleitorais, nós somos parceiros, e não subservientes […]. Eu sempre tive um lado, e nesse sentido, eu decidi pedir exoneração do meu cargo, até porque, eu sou filiada ao MDB, estou presidente do Diretório Estadual do MDB Diversidade, e eu jamais poderia discordar do posicionamento do meu partido”, explicou.

O deputado estadual Severo Eulálio Neto, presidente da Executiva Municipal do MDB de Picos, manifestou apoio político à pré-candidatura de Francisco da Costa Araújo (PT), o Araujinho, que era, até então, o pré-candidato do Padre Walmir. Entretanto, com o rompimento do prefeito e o nome que deverá disputar as eleições pelo PT, muitos servidores da prefeitura de Picos têm pedido exoneração. Outros foram desligados pelo prefeito por apoiarem Araujinho.

Jovanna destacou que sai com o sentimento de dever cumprido e reitera que fez um trabalho satisfatório na pasta, apesar das limitações.

“Sei que fiz um trabalho importantíssimo, atuei bravamente para fazer o nome de Picos ultrapassar as fronteiras do Brasil, as fronteiras do Estado do Piauí, no quesito promoção da cidadania das pessoas, das minorias, trabalhando a inclusão. Infelizmente nunca tivemos recursos para trabalhar a pauta dos direitos humanos, até porque sabemos das frágeis condições financeiras do município […]. Mas eu sei que eu fiz um importe trabalho”, concluiu.

Jovanna Cardoso estava à frente da pasta desde a gestão do ex-prefeito Kleber Eulálio.

Confira a carta:

CONFIRA A ENTREVISTA: